domingo, 19 de outubro de 2008

OIT prevê criação menor de vagas

Folha de Pernambuco - Economia - 17.10.08
Criação de vagas diminuirá no País em 2009

GENEBRA (AE) - O Brasil terá dificuldades em 2009 para continuar criando empregos nas mesmas taxas que fez em 2008. O alerta é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que destaca que há o risco de que a desigualdade social aumente em todo o mundo como resultado da crise econômica. “O Brasil sentirá uma desaceleração na criação de postos de trabalho”, afirmou ao Grupo Estado Naren Prasad, economista da OIT. O governo estima que, em 2008, criará mais de 2 milhões de postos de trabalho.

A constatação dos economistas é de que a crise irá certamente gerar um aumento no número de desempregados em todo o mundo. A previsão inicial era de que a taxa no mundo ficasse em 6,1%. Mas os economistas admitem o novo patamar será “consideravelmente maior”. Só a crise entre os meses de maio e junho já levaram a OIT a prever um aumento de 5 milhões de desempregados no mundo.

Entre 1990 e 2007, a geração de empregos pelo mundo aumentou em 30%. Mas isso não foi suficiente para reduzir as desigualdades em muitas partes do planeta. Em 51 países, o peso dos salários em relação ao PIB caiu, o que demonstra que a população ganhou menos. Na América Latina, essa tendência foi sentida com mais força, ainda que não seja o caso do Brasil. Em 70% dos países, a diferença entre a camada 10% mais pobre a elite aumentou. Agora, com a crise, os economistas admitem que o mundo pode ter perdido seu melhor momento para acabar com a pobreza.

“A atual crise financeira vai afetar de forma mais duras os pobres e tudo indica que a desigualdade social aumentará”, afirmou Raymond Torres, autor do estudo. “A conseqüência poderá ser negativa para a sociedade, inclusive com maior violência”, disse.

Nenhum comentário: