sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

80 mil dispensas no Estado de São Paulo

Monitor Mercantil Digital - 16.12.08

80 mil perderão emprego na indústria paulista em dezembro
O emprego na indústria paulista deve recuar em dezembro, segundo as previsões da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De janeiro a novembro, o emprego industrial no estado acumula alta de 5,66%, com a criação de 123 mil postos de trabalho.
Mas para o ano a estimativa é um crescimento modesto, de 1,5%. Se as perspectivas da Fiesp forem confirmadas, 80 mil trabalhadores perderão o emprego em dezembro - 60 mil no segmento sucroalcooleiro e 20 mil nos demais setores que compõem a indústria paulista.
Na avaliação do diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, Paulo Francini, mais importante que os números do emprego em novembro - houve queda de 1,46% ante outubro sem ajuste sazonal - é o espraiamento do desemprego entre os setores.
Dos 21 segmentos que fazem parte do cálculo, 14 demitiram em novembro. Apenas cinco fizeram contratações e dois mantiveram estabilidade. Os setores que mais demitiram estão ligados à indústria automobilística.
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) "o que não veio em outubro para a indústria paulista, devido ao crescimento inusitado da produção nos segmentos farmacêutico e de equipamentos de transporte (aviões), poderá vir em "dose dupla" em novembro".
Segundo o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) - elaborado em parceria entre a FGV e a AES Eletropaulo - a produção industrial pode ter caído 6% em novembro com relação a outubro, na série com ajuste sazonal.
O Iedi destaca também a desaceleração mais acentuada do consumo de energia elétrica no mês de novembro. Por fim, o instituto lembra os resultados adversos no comércio e no fluxo nas rodovias com pedágio.

Nenhum comentário: