terça-feira, 5 de maio de 2009

Novo piso regional de São Paulo

Jornal do Commercio - São Paulo - 04.05.09 - A-10

Novo piso salarial entra em vigor


da redação



Os novos valores do Piso Regional Salarial do Estado de São Paulo entraram em vigor na sexta-feira, Dia Internacional do Trabalho. O reajuste abrange cerca de um milhão de trabalhadores, que começarão a receber os novos valores em 1º de junho.

As três faixas foram estabelecidas de acordo com grupos de ocupação de trabalhadores. Os pisos beneficiam, com remuneração acima do salário mínimo nacional, 105 categorias de trabalhadores da iniciativa privada que não possuem piso salarial definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

"As ocupações de baixa complexidade, especialmente empregos doméstico e rural, são as mais atingidas pela fixação do Piso Regional, não assistidas pelos acordos sindicais", explicou o secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

A proposta de aumento do Piso Regional foi feita por meio de Projeto de Lei (PL) encaminhado em 16 de fevereiro à Assembleia Legislativa. Os índices de reajuste foram de 12,22% para a primeira faixa salarial, 11,58% para a segunda e 7,92% para a terceira, média de 10%.

"Fizemos estudos aprofundados para chegar a esses novos valores, com todo o cuidado necessário, em função do quadro de desemprego. A responsabilidade é grande", afirmou o secretário.



iniciativas. A Secretaria Estadual do Emprego e Relações Trabalhistas oferece vagas e intermediação de mão-de-obra à população, por meio de oito iniciativas principais.

São elas: Emprega SP, Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho, Observatório do Emprego e do Trabalho, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet) e Time do Emprego.

Nenhum comentário: