quinta-feira, 2 de abril de 2009

WEG reduz jornada e salários

Valoe Econômico - Brasil - 01.04.09 - A4

Acordo para redução de jornada na WEG atinge 7 mil
Vanessa Jurgenfeld, de Florianópolis
01/04/2009

A WEG anunciou ontem que fechou acordo de redução de jornada e de salários com cerca de 7 mil funcionários da sua divisão de fabricação de motores, cuja produção é feita em duas fábricas - Jaraguá do Sul (SC) e Guaramirim (SC). A medida envolve corte de 25% na jornada e de 20% nos salários.

"A maioria dos funcionários preferiu preservar os empregos", afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas da região, Vilmar Garcia. De acordo com o sindicato, 71,2% dos funcionários que votaram de forma secreta no dia 30 foram favoráveis à proposta.

A empresa não deu entrevista. Em comunicado à Bolsa de Valores (Bovespa), informou que a redução de jornada tem como objetivo "enfrentar a redução na demanda em alguns segmentos de negócios que têm sido mais afetados pela deterioração das condições econômicas mundiais".

O acordo vigorará entre 20 de abril e 20 de julho de 2009, podendo ser renovado por mais 90 dias. "Nossa principal preocupação é minimizar os impactos da atual situação econômica sobre os nossos colaboradores", declarou no comunicado o presidente da WEG, Harry Schmelzer Junior. Garcia informou que inicialmente a medida envolveria 9,6 mil funcionários, mas a empresa aproveitou parte desses em sua divisão voltada à Geração, Transmissão e Distribuição de energia (GTD). Ele informou que foi acertada estabilidade no emprego dos 7 mil envolvidos.

Os funcionários trabalharão em um sistema diferenciado. Em uma semana, trabalham de segunda à quarta-feira, e na seguinte, de segunda à quinta-feira. A remuneração média dos trabalhadores cairá de R$ 1.108 para R$ 886.

Nenhum comentário: