segunda-feira, 25 de março de 2013

Fiscalização do Trabalho

Jornal Valor Econômico - 25.03.2013


Dona da Cori pagará multa
Por Bárbara Mengardo
De São Paulo

A GEP Indústria e Comércio, empresa que detém as marcas Luigi Bertolli, Cori e Emme, pagará R$ 1,1 milhão após o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrar trabalhadores em situação análoga à escravidão em um de seus fornecedores.

As irregularidades foram constatadas após uma fiscalização realizada no dia 19 de março pelo MTE e pelo Ministério Público do Trabalho. Os órgãos encontraram 29 bolivianos trabalhando em uma oficina no bairro do Belenzinho, na zona leste de em São Paulo, em condições irregulares. O estabelecimento produzia roupas para a GEP.

No dia seguinte a empresa firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a regularizar a situação dos imigrantes encontrados no local. A GEP deverá pagar ainda R$ 450 mil por danos morais coletivos.

Por meio de nota a GEP informou que "repudia com veemência toda prática de trabalho irregular", e que "faz parte de sua política corporativa o respeito intransigente à legislação trabalhista e o combate à utilização de mão de obra submetida a condições de trabalho inadequadas."



Nenhum comentário: