terça-feira, 2 de março de 2010

Salariometro

Jornal Destak - Seu Valor - 25.02.2010

Site informa salário médio pago por Estado


O governador de São Paulo, José Serra, lançou ontem o "salariômetro", um site que informa a remuneração média de 2,5 mil ocupações em todos os Estados brasileiros. Para o Estado de São Paulo, a ferramementa calculará também o salário médio por região e por município.

"Os nossos mercados têm cotações de tudo, mas não havia nenhuma cotação do maior patrimônio do trabalhador, que é o valor do salário", disse o secretário de Emprego de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

Com informações do Caged, que são divulgadas todo mês pelo Ministério do Trabalho, o site será um aliado para sindicatos e trabalhadores, segundo Serra. Para ele, trabalhadores poderão reivindicar remunerações maiores ou mudarem de cidade em busca de renda maior.

Como usar

No novo site (www.salario metro.sp.gov.br), é preciso digitar o número da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) da profissão a ser pesquisada, o Estado, a faixa etária, a cor, o gênero, a escolaridade e o setor.

Segundo o site, um engenheiro civil de São Paulo, branco e com idade entre 40 e 49 anos recebe, em média, R$ 6.368 no setor de construção. No Rio, o valor sobe para R$ 7.661.l

(da redação)

Nenhum comentário: