sexta-feira, 2 de julho de 2010

Campanha contra o trabalho infantil

Sex, 02 de Julho de 2010.
03:19:00.

JORNAL DO COMMÉRCIO | DIREITO & JUSTIÇA (B8)
JUDICIÁRIO | JUDICIÁRIO
Esforço conjunto contra trabalho infantil

MÁRCIA VALÉRIA TEIXEIRA

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil é o nome da campanha para conscientizar e estimular a luta contra o trabalho infantil.

Lançada na quarta-feira, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRTRJ), a campanha é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Fifa e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com o apoio da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra-RJ).

"O Tribunal Regional do Trabalho tem a honra de ser o palco para o lançamento desta campanha.

O trabalho precoce corrói as raízes da nossa sociedade.

As crianças são o nosso bem maior e é preciso colocá-las a salvo de toda forma de negligência e violência. Esse é um assunto que muito emociona. É preciso dar um cartão vermelho contra o trabalho infantil", declarou a desembargadora Gloria Regina Ferreira Mello, vice-presidente do TRT/RJ.

Utilizando o futebol pelo interesse que o esporte mais popular do planeta desperta e o momento da Copa do Mundo, a campanha tem como garotopropaganda o jogador Robinho, atacante da seleção brasileira que contribuiu cedendo o direito de imagem. "A ideia é sensibilizar a sociedade para o problema do trabalho infantil e contribuir para um País mais justo e solidário", destacou o juiz André Vilella, presidente da Amatra-RJ, que também divulgou o termocompromisso em defesa dos direitos da criança e em repúdio à exploração de menores.

Renato Mendes, coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec) da OIT, chamou atenção para o papel da Justiça nacional no enfrentamento contra todas as formas de exploração infantil. "O seminário vai ajudar a pensar as estratégias de combate ao trabalho infantil".

Para Gabriel Napoleão Velloso, diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, o objetivo é impedir que essa violência continue tirando as crianças da escola e do convívio familiar. "Muitas vezes testemunhamos, anestesiados, menores que tiveram sua infância roubada, sendo obrigadas a trabalhar em ocupações indignas, prejudicando sua formação.

Estamos reunidos para construir um País melhor, onde o trabalho infantil seja definitivamente erradicado.

Fonte: Site do STJ: http://www.stj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=noticias&dtlh=140413&iABA=Not%EDcias&exp=. Acesso: 02.07.2010

Nenhum comentário: