terça-feira, 17 de junho de 2014

Significado do termo "estagiário"

Espaço Vital
 
O significado literal de estagiariocracia.
 
Por Ari Riboldi, autor dos livros O Bode Expiatório 1,2,3, A CPI das Palavras e Cabeça de Bagre.
 
O termo chegou ao português pelo francês "stagiaire", derivado de "stage", este último como período de treinamento em determinada atividade. A nascente é o latim vulgar "staticum", e o latim clássico "stato. stationis", tempo de morada, residência, domicílio, lugar, situação, derivados do verbo "stare", estar, estar de pé, estar numa postura. Os puristas da gramática recomendam o emprego do termo 'praticamente', a seu juízo mais apropriado que o gálico 'estagiário'.
 
O estágio é o período de prática de tarefas específicas em que os estudantes se preparam para o exercício profissional. Como etapa de formação acadêmica, ele deve ser supervisionado e avaliado pelo professor da cadeira correspondente. O verbo 'estar' remete a uma instância transitória, passageira, não permanente.
 
Deduz-se que o estagiário deve cumprir apenas tarefas específicas que visam a uma experiência que o aproxime da futura profissão. Essas tarefas, obviamente, devem ser atinentes ao currículo do curso de sua formação escolar. Não pode ser usado como mão de obra barata ou para cumprir tarefas não relacionadas à sua formação escolar. Como aprendiz, deve ser orientado e supervisionado por profissional da mesma área de seu curso.
 
Por outro lado, também não pode extrapolar a sua função temporária "stare" e de aprendiz. Seria o caso, por exemplo, da 'estagiariocracia´, em que o estagiário assume os poderes de seu superior:despacha, determina, julga.
 
Na área do Poder Judiciário, sem demérito às demais, a situação seria mais grave, pois o estagiário poderia avocar para si os poderes de juiz.
 
Cracia vem do grego "kratós", poder, autoridade, força. Estagiariocracia corresponde, em linguagem literal, ao governo, ao arbítrio, ao poder do estagiário. Vá que ele decrete a demissão do juiz e assuma o seu posto! ...
 
Com um carimbo e uma caneta para assinar, estagiários podem ter acelerado processos, expedido veredictos, etc. Estarei exagerando ou será a realidade de alguns locais?
 
Nada contra o estágio e os estagiários. Pelo contrário, tempo precioso para a boa formação de futuros profissionais competentes. Eles cumprem papel importante no desempenho de tarefas na esfera pública e privada. Atualmente, estão amparados por legislação que lhes assegura mais direitos, como férias, transporte, entre outros.
 
-----------------

Nenhum comentário: